Sobre os absorventes

 

Uma breve introdução

Os absorventes utilizados nas fraldas ecológicas são basicamente peças de pano costuradas em camadas, no formato pronto para caber dentro do bolso da fralda. Também são laváveis e reutilizáveis assim como as fraldas. Veja como são os absorventes nas fotos a seguir:

fraldas ecológicas - sobre os absorventes 1fraldadinhos absorvente para fralda de pano ecológica meltonfraldadinhos absorvente para fralda de pano ecologica melton 4 camadas interno

Os absorventes são feitos com tecidos especiais, que têm maior capacidade de absorção, por isso não precisam ter muito volume para absorver uma grande quantidade de líquido. Um absorvente de pano consegue reter até 200ml e por isso a fralda ecológica consegue aguentar o mesmo tempo que uma fralda descartável! A capacidade de absorção depende da quantidade de camadas e existem absorventes de 3, 4 e até 5 camadas. Para ter ainda mais camadas basta juntar 2 absorventes. Quanto mais camadas, maior a capacidade de absorção. Outra vantagem é que assim como as fraldas os absorventes são resistentes e também podem ser lavados na máquina sem perder a qualidade. Um absorvente pode durar até 3 anos ou mais se for bem utilizado.

 

Tipos de absorvente

Existem vários tipos de absorvente, diferenciados principalmente pelo tecido com que são feitos. Cada tipo tem características especiais e algumas observações na maneira de utilizar. Os principais tipos são: Melton, hemp (ou cânhamo), bambu natural, microfibra, carvão de bambu e fibra de café. Confira os detalhes sobre os tipos vendidos aqui na Fraldadinhos:

Melton

Hemp ou Cânhamo

Bambu natural

 

Qual absorvente escolher?

Trabalhamos com 3 tipos de absorventes, todos feitos com tecidos de fibras naturais: Melton, Cânhamo e Bambu.

Eles podem ser usados fora do bolso da fralda, mas indicamos usa-los sempre dentro do bolso, pois não possuem toque seco. Um ponto muito importante é que como esses absorventes são feitos com fibras naturais, não ficam com cheiro de xixi mesmo depois  de muito tempo de uso.

Obs 1: Não indicamos usar apenas o absorvente de bambu natural, pois ele é mais maleável e pode enrolar dentro da fralda. Ele é ótimo pra ser usado como reforço, ou seja, com outro absorvente.

Tecidos Sintéticos

Microfibra, Carvão e Café são de tecidos sintéticos feitos de dois materiais: O poliéster e a poliamida.

É importante esclarecer que os ditos absorventes de carvão e café são na verdade feitos de microfibra com uma camada externa de suede (tecido de toque seco). A única diferença é a cor, o de "café" tem cor marrom e o de "carvão" tem cor cinza. Um ponto negativo dos absorventes feitos com microfibra é que depois de alguns meses de uso ficam com um cheiro forte de xixi (amônia) que não sai mesmo depois da lavagem. Além disso, os absorventes de carvão e café ficam impermeáveis com muita facilidade (o que resulta em vazamentos) e têm absorção mais lenta.

Obs 2: No começo trabalhávamos com absorventes de tecidos sintéticos, mas pelos problemas expostos (os quais aprendemos na prática) decidimos continuar apenas com os absorventes de tecidos naturais. Infelizmente ainda é comum ver pessoas desanimarem e ficarem desmotivadas com as fraldas de pano, depois de alguns meses de uso, por motivos como o mau cheiro dos absorventes e vazamentos. Por isso optamos sempre por materiais e produtos que possam de fato tornar a fralda de pano ecológica uma experiência prática e agradável.

Para ver comentários reais sobre esse assunto veja esse nosso post no IG: https://www.instagram.com/p/B-u6lqhBfhh/?igshid=vim8q9nah99k

Mas afinal, qual absorvente escolher?

Para um bebê RN, é recomendado apenas 1 absorvente dentro da fralda devido ao volume. Indicamos o absorvente de Melton, pois a absorção é rápida e isso ajuda a não ocorrer vazamentos. Não é normal ter vazamento com as fraldas ecológicas, mas nessa fase inicial as coxas do bebê são mais finas e a fralda pode não ficar bem ajustada nas pernas.

Lá pelos 6 meses, ou um pouco antes, o volume de xixi aumenta e pode ser necessário começar a 2 absorventes dentro da fralda, aí pode-se fazer várias combinações e ver qual se adapta melhor.

Uma combinação legal que absorve bem com menor volume é usar bambu natural com outro absorvente,  por exemplo: Bambu natural + Melton, Bambu natural + Cânhamo.

 

Cuidados na hora de lavar

Os absorventes utilizados nas fraldas ecológicas são resistentes e podem ser lavados e secados na máquina, mas alguns cuidados são necessários para não prejudicar sua eficiência:

Pode: Lavar na máquina;

Pode: Secar na máquina;

Não pode: Usar amaciante nem água sanitária na lavagem (impermeabiliza o absorvente);

Não pode: Passar a ferro (impermeabiliza o absorvente);

 

Modo noturno

  • Para passar a noite recomendasse utilizar 2 ou mais absorventes juntos;
  • O tempo de duração depende da quantidade final de camadas, sendo mais ou menos uma hora por camada;
  • Por exemplo: Com 2 absorventes de 4 camadas a fralda pode aguentar até 8 horas;
  • ATENÇÃO: Pode-se utilizar diferentes tipos de absorvente para fazer a combinação, mas o absorvente que fica por cima (mais próximo do bebê) deve ser de absorção rápida (Melton ou bambu), pois utilizar absorventes com velocidade de absorção média ou lenta pode causar vazamentos.

 

Próximo: Como vestir e ajustar

Sobre a loja

Marca brasileira com produção local, estampas autênticas e materiais exclusivos, feitos especialmente para os nossos produtos. Atendimento personalizado e conteúdo digital com dicas e instruções de uso, feito de mãe para mãe. Conta com a gente se você já tem um bumbum de pano ou se está começando agora :)

Pague com
  • PagHiper
  • Mercado Pago
Selos

FRALDADINHOS FRALDAS ECOLOGICAS LTDA - CNPJ: 35.403.803/0001-71 © Todos os direitos reservados. 2020

Acompanhe a Fraldadinhos no Insta :)