Sobre os absorventes

 

 

Entenda tudo sobre absorventes para fralda ecológica

 

 

“Como escolher?”

“Quais são os tipos e modelos?’

“Será que você precisa ter todos em seu enxoval?”

“Depois da escolha, como fazer as combinações de absorventes?”

 

Essas são algumas das dúvidas que surgem quando as famílias optam pelas fraldas ecológicas, mas não sabem por onde começar no momento da escolha. Por isso, trouxemos esse conteúdo para te ajudar!

 

Para começarmos, é importante entender o que é o absorvente para fralda ecológica e para que ele serve. Essa parte é bem simples:

 

Os absorventes para fralda ecológica são basicamente peças de tecido costuradas em camadas e servem para absorver o xixi. Assim como as fraldas, são laváveis e reutilizáveis, podendo durar vários anos, se bem utilizados e conservados.

 

Esses absorventes são feitos com tecidos especiais que têm alta capacidade de absorção, por isso podem reter uma grande quantidade de xixi com pouco volume, e também por isso as fraldas ecológicas conseguem aguentar o mesmo tempo que uma fralda descartável.

 

Para usar, basta colocar o absorvente dentro do bolso da fralda. O xixi passa pelo tecido da fralda que fica em contato com a pele do bebê e vai diretamente para o absorvente. A fralda ecológica não vaza normalmente, porque o tecido externo é impermeável, mas isso pode acontecer se o absorvente já estiver cheio e a fralda não tiver mais como reter o xixi, assim como acontece com as descartáveis.

 

Depois de entender como os absorventes funcionam, a próxima dúvida que surge é: como escolher os absorventes para fralda ecológica?

 

Para te auxiliar, aqui vão quatro características que diferenciam os absorventes:

 

1- Quantidade de camadas

 

O número de camadas do absorvente é nada mais do que a quantidade de tecido costurado. Por exemplo, se pegarmos um absorvente de 4 camadas e cortarmos ao meio, teremos 4 camadas de tecido. Dessa forma, quanto mais camadas de tecido no absorvente, maior a absorção.

 

Na Fraldadinhos você encontra absorventes de 4 e 6 camadas. Nós oferecemos essas opções, porque é o mais viável para fazer combinações. Se tivéssemos absorvente com 8 camadas, por exemplo, você não conseguiria usar nos primeiros meses, porque ficaria muito volumoso, então usaria apenas quando o bebê estivesse maior. Por outro lado, tendo absorventes de 4 camadas, você consegue usar nos primeiros meses e também quando ele tiver maior, bastando fazer a combinação de dois absorventes de 4 camadas, que também dá 8 camadas. Além disso, um absorvente de 8 camadas demoraria muito mais para secar, o que torna sua utilização menos prática.

 

2- Modelos

 

Aqui na Fraldadinhos nós temos dois modelos de absorventes: Em faixa e em toalha.

 

O modelo faixa já é costurado no formato ideal para colocar na fraldinha, não precisa fazer nenhuma dobra. O modelo toalha é aberto, como uma toalha mesmo, costurado com duas camadas. Para colocar o modelo toalha na fralda você precisa fazer uma dobra ao meio, o que faz com que ele fique com 4 camadas, se fizer duas dobras, ele ficará com 6 camadas.

 

Os dois modelos absorvem a mesma quantidade, porque têm a mesma quantidade de camadas e são feitos do mesmo material. A diferença é que o modelo toalha foi feito para as pessoas que moram em lugares mais úmidos ou frios, já que ele possui apenas duas camadas de tecido quanto está aberto, então acaba secando mais rápido que o modelo faixa.

 

3- Tamanhos

 

Nós temos dois tamanhos de absorventes: tamanho único/normal e tamanho RN. A única diferença entre esses absorventes é realmente o tamanho. Mais adiante te explicaremos em que situações você deve usar cada tamanho, mas antes disso falaremos da próxima característica…

 

4- Materiais

 

Os absorventes da Fraldadinhos são feitos com dois tipos de tecido:

 

Melton: composto de 80% algodão e 20% poliéster;

 

SuperABS: absorvente exclusivo da Fraldadinhos composto por 86% algodão e 14% poliéster.

 

Na verdade, a diferença entre eles vai muito além da composição. No SuperABS é feito um tratamento no tecido que faz com que ele absorva 20% a mais do que o absorvente de melton e ele também é antibacteriano. Além disso o SuperABS tem uma capacidade de distribuição e retenção maior do que o Melton. Na prática o Super ABS aproveita melhor a área de tecido, absorvendo mais xixi com menos volume.

 

É importante ressaltar que no mercado existem absorventes feitos de outros materiais como: moletom, bambu, microfibra, carvão, café, etc. Dentre esses citados, só não recomendamos os que são feitos de fibras sintéticas (microfibra, carvão e café), esses são compostos integralmente de poliamida e poliéster.

 

Com o tempo, essas fibras retêm e acumulam uréia e se caracterizam por ficar com um cheiro forte de xixi depois de alguns meses de uso, mesmo depois da lavagem.  Uma consequência dessa característica é que torna-se necessário fazer uma lavagem especial (lavagem profunda) com frequência, o que acaba demandando mais tempo na rotina de utilização das fraldas ecológicas. Por esse motivo, por tornar a fralda ecológica menos prática, não trabalhamos com absorventes de fibras sintéticas.

 

Combinação de absorventes

 

Segundo os médicos e especialistas, o tempo de troca do bebê é de até 4 horas, independente da fralda que ele usar (de pano ou descartável). Lembrando que a troca em recém-nascido é mais frequente, sendo a cada 2 horas, já que o bebê nessa fase faz mais coco. A partir do momento que você entende essa questão do tempo de troca, é possível fazer combinações de absorventes para que a fralda aguente esse tempo. 

 

Nos primeiros meses, ao ajustar a fralda no tamanho RN, você terá que usar o absorvente tamanho RN para ficar melhor ajustado na fralda e não ficar muito volumoso. Nessa fase o absorvente utilizado pode ser o SuperABS tamanho RN ou então um absorvente toalha de 4 camadas (que ao fazer duas dobras, se torna um absorvente RN de 6 camadas).

 

A diferença entre essas duas opções é que o absorvente toalha ficará mais volumoso que o SuperABS, mas ambos absorverão a mesma quantidade de xixi, considerando que o SuperABS, mesmo com 4 camadas, equivale a um absorvente de 6 camadas de melton.

 

Depois de um tempo usando a fralda ecológica com apenas um absorvente, chegará em um ponto que ele não dará mais conta de absorver o xixi do bebê e as trocas se tornarão mais frequentes. Assim, você tem a opção de trocar o bebê com mais frequência ou então usar dois absorventes.

 

Por exemplo, se um absorvente de 6 camadas já não está mais dando conta, você pode usar dois absorventes de 4 camadas, totalizando 8 camadas. Quando essa combinação já não estiver mais sendo o suficiente, você pode passar a combinar um absorvente de 6 camadas e um de 4 camadas, totalizando assim, 10 camadas. Por fim, quando essa combinação também chegar ao limite, você pode passar a combinar dois absorventes de 6 camadas, totalizando 12 camadas.

 

Usando essas combinações, caso você ache que está ficando muito volumoso, você também tem a opção de trocar o absorvente de 6 camadas de melton pelo SuperABS que, como explicado anteriormente, absorve aproximadamente a mesma quantidade, porém tem menos volume.

 

Essa lógica também serve para o uso noturno, considerando que não temos absorventes específicos para usar de dia e outros à noite. Se você quiser que a fralda dure mais durante à noite para não ter que fazer trocas, basta adicionar mais camadas de absorção em relação ao que você usa durante o dia.

 

Sendo assim, com absorventes de 4 e 6 camadas você consegue fazer várias combinações que atendam o fluxo de xixi do seu bebê. Vale ressaltar que isso é muito característico de cada bebê, não existe uma regra clara de combinações de abs por idade. Em nossa experiência já vimos muitos bebês com poucos meses utilizando 2 absorventes, assim como muitos outros que com um ano ainda utilizam um absorvente.

 

Então por fim, vem a pergunta:

 

Quais absorventes devo ter?

 

Considerando primeiro os absorventes modelo toalha, indicamos que você os tenha em maior quantidade apenas se você morar em um lugar frio ou úmido. Caso contrário, você pode ter apenas alguns para experimentar e a maioria no modelo faixa (caso você tenha secadora, pode ter mais absorventes em faixa também, considerando que eles podem ser secos na secadora).

 

Sobre os absorventes tamanho RN, indicamos que você tenha alguns caso pretenda usar a fralda ecológica desde recém-nascido, se não for o seu caso, você pode ter apenas absorventes de tamanho único, que os mesmo atenderão às suas necessidades sem problemas.

 

É importante ressaltar que os absorventes de tamanho RN podem continuar sendo utilizados mesmo depois que o bebê crescer. Nesse caso, eles podem ser utilizados como reforço em combinação com outros absorventes, quando o bebê precisar utilizar mais de um absorvente. Por isso fique tranquila(o), se você adquirir absorventes tamanho RN eles não se perdem nos primeiros meses. 

 

Passando para os absorventes de 4 e 6 camadas em faixa, recomendamos ter um pouco mais de absorventes de 4 camadas em relação aos de 6, porque geralmente os bebês utilizam mais as combinações com absorvente de 4 camadas.

 

O SuperABS indicamos ter também, porque ele pode ser usado principalmente quando você quiser que a fralda dure por mais tempo com menos volume. Você ainda pode substituir os absorventes de 6 camadas pelo SuperABS, já que eles apresentam absorção equivalente em termos de uso no bebê.

 

Sobre a quantidade de absorventes no enxoval, indicamos que você tenha sempre o dobro de absorventes em relação ao número de fraldas!

 

Por último vale ressaltar que a escolha definitiva dos modelos, materiais e camadas, depende da sua auto avaliação, das suas necessidades e condições específicas. Para facilitar sua decisão, recomendamos dar uma olhada em nossos enxovais: o mini, o básico e o completo (veja no botão a seguir). Nesses produtos definimos uma distribuição de absorventes que consideramos uma boa escolha, levando em conta a experiência de nossos clientes, e que têm atendido bem segundo as avaliações de quem usa na prática :)

 

 

fraldadinhos-fraldas-de-pano-ecologicas-botao-ver-produtos

Sobre a loja

Marca brasileira com produção local, estampas autênticas e materiais exclusivos, feitos especialmente para os nossos produtos. Atendimento personalizado e conteúdo digital com dicas e instruções de uso, feito de mãe para mãe. Conta com a gente se você já tem um bumbum de pano ou se está começando agora :)

Pague com
  • PagHiper
  • Mercado Pago
Selos

FRALDADINHOS FRALDAS ECOLOGICAS LTDA - CNPJ: 35.403.803/0001-71 © Todos os direitos reservados. 2022

Acompanhe a Fraldadinhos no Insta :)