Algumas das principais dúvidas que surgem quando se fala sobre fralda ecológica englobam o assunto “lavagem”. Resumidamente, o processo de lavagem é para ser simples e prático, como o de outras roupas do bebê. O que pode demandar mais tempo é a higienização antes da lavagem, para retirar o cocô da fralda.
Por isso, separamos todas as informações necessárias para fazer uma boa higienização e lavagem das fraldas e absorventes. Considerando que não é necessário fazer todo o processo de lavagem assim que você trocar a fralda do bebê, começamos desde a armazenagem das peças sujas após a troca.
Lembre-se que acumular as fraldas e absorventes para lavar tudo de uma vez, em dias programados, é a forma ideal de utilização. Isso torna a sua rotina com as fraldas ecológicas mais prática e produtiva, pois assim você otimiza tempo, água e energia.
Boa leitura!
Se a fralda estiver apenas com xixi:
Não é necessário fazer nada após a troca, basta armazenar em um cesto fechado. Recomendamos que as fraldas ecológicas e absorventes sujos de xixi fiquem armazenados por um tempo de no máximo de 3 dias. Nesse intervalo não há o risco das fraldas ou absorventes criarem mofo (fungo), pois a amônia presente no xixi impede que isso aconteça.
Se a fralda estiver com cocô:
Depois da introdução alimentar, quando o cocô do seu bebê já estiver mais sólido, basta descartá-lo no vaso sanitário. Depois disso, é só armazenar a fralda no cesto fechado, assim como é feito com as fraldas e absorventes sujos apenas de xixi. Essa recomendação é aplicável considerando que a fralda não ficará muito suja por conta da consistência do cocô, apenas com algumas pequenas partes sujas, localizadas onde o tecido teve maior contato. Essas pequenas partes sujas são facilmente removidas na hora da lavagem.
Porém, principalmente antes da introdução alimentar (por volta dos 6 meses) o cocô do bebê ainda é mais pastoso, por isso suja mais a fralda. Nesse caso você deve retirar o excesso, ou máximo que puder, antes da lavagem.
Na prática, verificamos as famílias que usam fralda ecológica fazem essa limpeza basicamente de duas maneiras:
Opção 1:
Retirar o absorvente do bolso da fralda e depois retirar o excesso de cocô pastoso, da fralda e do absorvente, com água corrente. Para auxiliar você pode utilizar uma escovinha ou outro meio de "raspar" o cocô do tecido. Depois desse processo, é necessário e muito importante colocar a fralda para secar e só quando ela estiver seca, armazenar com as outras fraldas sujas, porque se as fraldas forem armazenadas molhadas com água, poderão criar mofo.
Opção 2:
Fechar a fralda (sem retirar o absorvente) com o cocô dentro e armazenar diretamente com as outras. Na hora de lavar essa fralda, as fezes já estarão mais sólidas e ficará fácil descartar no vaso, ficando apenas algumas partes sujas, que serão facilmente removidas na lavagem.
No processo de armazenagem é importante ressaltar que, mesmo a fralda estando suja de cocô, ela não irá acumular insetos ou larvas, desde que o cesto utilizado esteja bem fechado.
A lavagem das fraldas ecológicas deve ser simples e prática, com um processo muito similar ao de outras roupas do bebê. A diferença maior é que as fraldas e absorventes devem ser lavadas em duas etapas:
1) Pré lavagem para retirar o xixi
2) Lavagem com sabão
3) Enxágue para retirar o sabão (se necessário)
Se você fez a retirada do cocô antes de armazenar as fraldas (opção 1), basta colocá-las junto com os absorventes diretamente na máquina de lavar. Caso você não tenha retirado o cocô da fralda antes de armazenar (opção 2), deve fazer o processo explicado anteriormente, de descartá-lo no vaso sanitário antes de colocar a fralda na máquina.
Não coloque fraldas com cocô na máquina de lavar. Sempre limpe o quanto puder antes.
Após colocar as fraldas e absorventes na máquina, o próximo passo é fazer um enxágue apenas com água para retirar os resíduos de cocô e a maior parte do xixi.
Essa pré lavagem, apenas com água, é muito importante para uma boa lavagem, pois a mistura de xixi com sabão pode deixar as fraldas e absorventes com mau cheiro.
Após a pré lavagem, basta adicionar sabão e seguir o ciclo de lavagem da máquina. O tipo de sabão, a quantidade e o modo de lavagem você confere a seguir.
No modo de lavagem, a única contraindicação é para lavagens pesadas, como por exemplo “tira manchas”, “lavagem de edredom” ou “lavagem de jeans”. Os modos de lavagem indicados são: lavagem normal, delicada ou para roupas de bebês.
Fazer a lavagem em modos pesados diminui a vida útil das suas fraldas e absorventes.
Depois de escolher o modo ideal, faça o ciclo todo de lavagem e ao final do enxágue, verifique se não há espuma na água, que significa que ainda há resíduo de sabão. Então, caso você ainda observe a presença de espuma, indicamos repetir o processo de enxágue, pois assim fica garantido que não há mais nenhum resíduo de sabão.
Após o enxágue, você pode centrifugar as fraldas na máquina normalmente e depois colocar para secar preferencialmente com a parte interna da fralda voltada para o sol ou para o lado mais iluminado do local.
A última parte do ciclo de lavagem é o enxague para retirar o sabão. Ao fim dessa etapa, é importante certificar-se de que todo o sabão foi retirado das fraldas e absorventes, pois o acúmulo pode ser prejudicial.
O acúmulo de sabão no tecido pode impermeabilizar as fraldas e até causar alergia no bebê.
Se você perceber que o sabão não foi bem retirado, faça mais um enxágue. Se isso acontecer repetidamente, revise a quantidade de sabão utilizada no processo. O ideal é fazer uma boa lavagem sem precisar de mais de um enxágue.
Tanto o sabão em pó, como sabão líquido ou sabão de coco podem ser usados na lavagem das fraldas ecológicas, desde que não tenham amaciante e/ou glicerina na composição. Mas não recomendamos a utilização de sabão em pó, pois esse tipo de sabão pode acumular resíduos no tecido e deixar o mesmo impermeável.
Nunca use sabões que tenham amaciantes e/ou glicerina na composição.
O amaciante e a glicerina são componentes que impermeabilizam a fralda ecológica, pois criam uma película impermeável que impede o xixi de penetrar o tecido da fralda, o que causa vazamentos. Por isso, é muito importante verificar a composição. No fim da página você pode conferir uma lista bem completa de marcas de sabão recomendadas para lavagem das fraldas ecológicas e absorventes.
Atendendo a esses requisitos, a escolha da marca de sabão é bem livre e você deve optar pelo que funcionar melhor na sua experiência. Você pode começar usando o mesmo sabão que já utiliza para lavar as roupas do bebê, porém talvez ele não seja eficaz para a limpeza das suas fraldas ecológicas. Esse ponto é bem relativo e provavelmente você só chegará a uma conclusão na prática, depois de fazer alguns testes.
A resposta para essa questão depende do tipo de máquina de lavar utilizada.
Máquina de lavar com abertura superior:
Nesse caso é simples: sempre use a quantidade recomendada pelo fabricante do sabão, que está indicada no rótulo.
Caso a recomendação não seja seguida, as fraldas ecológicas e absorventes podem não ficar bem limpas, por falta de sabão, ou ficarem com resíduo de sabão nos tecidos, se a quantidade utilizada for além do recomendado. Portanto, não tenha receio, colocando a quantidade indicada no rótulo, você não terá problemas com a lavagem das suas fraldas ecológicas.
Máquina de lavar com abertura frontal:
Máquinas desse tipo utilizam menos água e por isso é recomendável utilizar menos sabão. Nesse caso, uma regra prática muito recomendada por nossos clientes é utilizar apenas a metade da quantidade indicada pelo fabricante do sabão.
Seguindo corretamente o processo de lavagem, você não terá problemas com cheiro de urina do bebê na fralda ecológica, porém sempre recebemos em nossos canais de atendimento dúvidas quanto a manchas.
Quando o bebê é recém-nascido, as fezes são mais amareladas e há a possibilidade da fralda ficar um pouco manchada mesmo após a lavagem. Quando isso acontece, recomendamos que coloque a fralda para secar ao sol, assim como indicamos anteriormente. O sol é um excelente alvejante natural e tira as manchas não somente das fraldas ecológicas, mas de tecidos em geral.
Entretanto, se você mora em um local que não há a possibilidade de secar as fraldas ao sol, temos algumas dicas:
1 - Coloque no local mais iluminado da casa.
2 - Passe sabão de coco em barra na fralda antes de iniciar o processo de lavagem. Basta passar o sabão, deixar agir por alguns minutos no tecido e depois fazer a lavagem na máquina normalmente.
Essas dicas vão te ajudar a tirar qualquer mancha que fique na fralda ecológica do seu bebê.
A lavagem manual das fraldas ecológicas segue o mesmo processo que é feito na máquina e as mesmas regras de uso de sabão.
Uma dica é deixar as fraldas e absorventes de molho por um curto período de tempo, seguindo o mesmo processo: faça o pré-enxágue apenas com água para tirar o excesso de xixi das fraldas e absorventes, coloque o sabão sem amaciante e/ou glicerina na água e deixe por alguns minutos de molho, depois esfregue as fraldas e absorventes com uma escova de cerdas macias ou com a mão. Por último faça um bom enxágue e coloque para secar.
Ao terminar a lavagem, os absorventes podem ser torcidos normalmente, assim como é feito com roupas, porém com as fraldas deve-se tomar cuidado. Ao invés de torcer, aperte as fraldas delicadamente para retirar o excesso de água e por fim, coloque para secar.
No dia a dia não indicamos usar nenhum outro produto de limpeza para clarear as fraldas, como água sanitária, porque primeiramente, não é necessário, apenas o sabão realmente deixa as fraldas e absorventes bem limpos. Além disso, não é saudável para o bebê e produtos como a água sanitária, diminuem o tempo de vida útil das fraldas, assim como acontece com outras roupas.
Lembrando novamente: Não use amaciante nas fraldas! Assim como não pode ter amaciante na composição do sabão que você irá utilizar no dia a dia, o amaciante separado também não pode ser utilizado na lavagem, pois irá impermeabilizar as fraldas e ocasionará vazamentos.
A secagem das fraldas ecológicas deve ser de preferência em um lugar arejado e com exposição ao sol. A luz do sol é um poderoso alvejante e além disso tem ação anti-bacteriana natural.
É comum, principalmente nos primeiros meses, que mesmo após a lavagem a parte interna das fraldas que sujaram de coco fiquem amareladas, devido a coloração do cocô do bebê. Se isso acontecer não se preocupe, a exposição ao sol retira essas manchas e após a secagem as fraldas ficam branquinhas novamente.
Se você mora em lugar que não bate sol diretamente, procure um lugar mais iluminado e ventilado da casa, próximo a janelas, por exemplo. Em dias nublados você pode contar com a ajuda de um ventilador.
Agora uma informação muito importante:
Nunca lave ou seque as fraldas em máquina com temperatura acima de 30ºC
O calor excessivo danifica o tecido impermeável da fralda e resulta em vazamentos. Os absorventes podem ser lavados em temperaturas mais altas, sem problemas.
Por fim, seguindo todas essas instruções, você não terá nenhum problema com a lavagem e higienização das fraldas ecológicas do seu bebê, mas caso precise de suporte, é só entrar em contato com a gente. A seguir você pode conferir nossa lista atualizada com marcas de sabão liquído que podem ser utilizadas na lavagem da fralda ecológica:
Marca Omo: Proteção Miscelar, Lavagem perfeita, Roupas delicadas, Puro cuidado, Sanitiza e higieniza.
Marca Ariel: Expert e Downy, Hipoalergênico e Cores radiantes.
Marca Coquel: Coquel de côco e Coquel Vegano.
Outras marcas: Ypê Premium, Ufe de côco, Milão de côco, Minuano de côco.
Marcas amigas da Natureza: Garoa, Onda eco, Yvy Brasil, Positiva (menos a versão Lavnadin).
A Fraldadinhos é uma marca brasileira de fraldas ecológicas com produção local, estampas exclusivas e materiais inovadores, desenvolvidos especialmente para o conforto do seu bebê. Atendimento humanizado antes e depois da venda, além de muito conteúdo para você aprender e tirar suas dúvidas em nossas redes sociais. Conta com a gente se você já tem um bumbum de pano ou se está começando agora :)
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade