Perguntas frequentes

 

Tire suas duvidas sobre fraldas ecológicas!

As respostas a seguir foram elaboradas com base em experiências de mães que já utilizam fraldas ecológicas e com isso não pretendemos estabelecer algum tipo de verdade absoluta, mas apenas oferecer uma referência prática sobre o assunto. Se tiver qualquer dúvida você sempre pode perguntar diretamente em algum de nossos canais de contato.

 

Fralda ecológica é o mesmo que calça enxuta (ou calça plástica)?

A fralda ecológica deve ser trocada de quanto em quanto tempo?

Pode ser utilizada em recém-nascido?

Quantas fraldas e absorventes são necessários para um enxoval completo?

Quanto custa usar fraldas ecológicas?

Quais os tamanhos da fralda ecológica?

A fralda ecológica pode vazar?

Atrapalha a mobilidade do bebê?

Tá, mas e quando o bebê faz cocô?

Como lavar?

Tipos de fralda

Existem vários tipos de fraldas ecológica. Isso acontece porque muitos fabricantes desenvolvem o seu próprio produto, com materiais e soluções diferentes. Para não estender muito, vamos falar dos tipos de fraldas mais utilizados na prática.

Fralda de bolso (pocket): É o tipo mais comum. A fralda possui um bolso interno onde o absorvente deve ser inserido, veja aqui. O bumbum do bebê fica em contato com o tecido interno da fralda.

Fralda tudo em um (AIO): Já vem com um absorvente fixo, costurado na própria fralda. Alguns modelos também possuem um bolso para inserir mais absorventes.

Capa: É um tipo menos comum. É chamada de “capa” porque não possui bolso ou consturas internas. O absorvente é colocado por dentro da capa e fica diretamente em contato com o bebê.

 

Tipos de absorventes

Existem vários tipos de absorventes para fralda ecológica e essas diferenças estão na quantidade de camadas e no material utilizado. A quantidade de camadas determina a capacidade de absorção, quanto mais camadas, mais líquido é absorvido. Os tipos mais comuns são os absorventes de 3, 4 e 5 camadas. Em relação aos materiais existe uma verdadeira diversidade, os mais comuns: microfibra, bambu, carvão de bambu, cânhamo (ou hemp), melton, fibra de café e algodão. Veja mais detalhes aqui.

 

Prevenção de assaduras e alergias

Ao entrar para o mundo da maternidade e participar de grupos sobre o assunto, nos deparamos com um problema recorrente: fraldas descartáveis aumentam as chances de assaduras e alergias. Seja pela química utilizada ou pela pouca circulação de ar, há muitos relatos de bebês que sofrem com assaduras ou alergias por utilizar fraldas descartáveis. Por outro lado, se você começar a pesquisar sobre fraldas ecológicas e participar de grupos sobre o assunto, vai encontrar muitos relatos de mães que depois de adotar as fraldas ecológicas viram as assaduras e alergias desaparecerem de seus pequenos. As explicações podem ser várias, mas o que todos certamente concordam é que com uma fralda de pano o bebê fica mais arejado e confortável.

 

Preservação do meio ambiente

Para ter uma noção prática da poluição causada pelas fraldas descartáveis, considere um rápido exemplo do Brasil. Em 2016 nasceram aproximadamente 2,8 milhões de bebês em nosso país (dados do IBGE). Se cada um desses bebês utilizar 8 fraldas descartáveis por dia, em um ano serão 8,176 bilhões de fraldas descartáveis! E se cada uma pesa em média 100g, serão ao todo 817,6 milhões de toneladas de plástico! Apenas no Brasil, em um ano. Agora pare pra pensar que todo esse lixo está por aí, que aumenta a cada dia e que ainda vai ficar por muito tempo, pois uma fralda descartável leva 600 anos para se decompor (dados da Unicef). É uma montanha de lixo que cresce todos os dias. Diante desse cenário surge a pergunta: Como podemos ajudar a mudar isso?

Para acharmos uma resposta, considere outra pergunta: Como vivíamos sem fraldas descartáveis antes?

Nossos pais tem essa resposta na ponta da língua e cotam uma história que poderemos contar para os nossos filhos: “Você utilizava fraldas de pano. Você tinha algumas dessas fraldas, que depois de sujar nós lavávamos a mão e púnhamos pra secar”.  Sempre foi simples assim e assim chegamos até aqui. A boa notícia é que as fraldas de pano foram modernizadas, agora chamam fraldas ecológicas, estão mais bonitas e práticas, mas mantém sua principal característica: São reutilizáveis. Por isso, adotando fraldas ecológicas você cuida do seu bebê sem gerar nem 1% do lixo que geraria com fraldas descartáveis.

 

Faça parte dessa mudança

Fraldas descartáveis são de uma época em que o mundo não conhecia a necessidade do desenvolvimento sustentável. Produtos como canudos e copos descartáveis já estão sendo banidos em muitos países e mais cedo ou mais tarde as restrições também chegarão para fraldas descartáveis. Em paralelo a isso, a vantagem econômica das fraldas de pano é um argumento inegável. Por esses motivos e os demais apresentados o número de mães e pais que resolveram adotar as fraldas ecológicas é cada vez maior e essa quantidade só tende a aumentar. Se você ainda tem dúvidas continue sua pesquisa sobre o assunto, converse com alguém que já é adepto, participe dos grupos nas redes sociais. Há muita informação e experiência sendo compartilhada. Garantimos que essa é uma mudança para melhor e por isso gostaríamos de concluir com um convite: Vamos fazer parte dela?

 

Próximo: Como são as fraldas ecológicas

Sobre a loja

Nossa missão é promover o uso das fraldas ecológicas para o maior público possível. Trabalhamos por um mundo com menos produtos descartáveis e mais consciência ambiental. Conta com a gente se você já tem um bumbum de pano ou se está começando agora. Qualquer dúvida é só chamar :)

Pague com
  • PagHiper
  • Mercado Pago
Selos

FRALDADINHOS FRALDAS ECOLOGICAS LTDA - CNPJ: 35.403.803/0001-71 © Todos os direitos reservados. 2020

Acompanhe a Fraldadinhos no Insta :D