Manual virtual

fraldadinhos-fraldas-de-pano-ecologicas-manual-virtual-papel-qr-code

 

Esse é o manual virtual da Fraldadinhos

 

Aqui está tudo que você precisa saber para fazer a utilização correta e ter uma boa experiência com as fraldas ecológicas.

Ainda estamos em construção, vai ter mais textos, imagens e vídeos, mas já tem bastante conteúdo e como pode ser útil pra você, já deixamos disponível :)

 

 

INSTRUÇÕES DE USO

 

 

Primeiros Passos

 

 

Como funciona a fralda ecológica

 

A fralda ecológica segue a mesma ideia simples das antigas fraldas de pano, mas é feita com tecidos especiais e com um sistema de ajuste de tamanho que torna a sua utilização mais prática para os pais e mais confortável para o bebê. A fralda ecológica é composta por 2 partes: A capa (vamos chamar de fralda) e o absorvente.

fraldadinhos-fraldas-de-pano-ecologicas-manual-virtual-como-funciona

Para utilizar a fralda basta colocar o absorvente dentro do bolso da fralda e depois vestir no bebê. Os detalhes de como ajustar a fralda são mostrados a seguir.

 

Lave antes de usar

   

Antes do primeiro uso é necessário lavar as fraldas e absorventes para retirar a goma que vem de fábrica e ter boa absorção desde o começo. É normal que os absorventes demorem um pouco mais para chegar em sua absorção máxima, podendo levar até 3 lavagens para perder toda a goma. Essa primeira lavagem também é importante para retirar qualquer sujeira adquirida no armazenamento e no transporte, garantindo que o seu bebê terá uma fralda limpinha para usar :)

 

Quando começar a usar

 

Usar as fraldas ecológicas desde a maternidade é um sonho! Se você pretende fazer assim, temos algumas informações importantes: Nos primeiros dias de vida o cocô do bebê é mais escuro e espesso (o mecônio) e pode manchar a fralda de um jeito que pode ser bem mais difícil de limpar. Outra coisa é que, principalmente para as mães de primeira viagem, os dias após o parto são uma verdadeira revolução na vida. Com muitas emoções novas, dores e cansaço, não se sinta mal se você quiser deixar a preocupação com as fraldas para depois. A melhor hora para começar a usar suas fraldas lindas e ecológicas é quando você estiver bem e disposta para fazer tudo com carinho ❤️

 

 

Como vestir no bebê

 

Ajustes de tamanho

 

Uma das inovações mais legais das fraldas ecológicas é a versatilidade de tamanhos. Um  sistema de botões muito engenhoso permite ajustar a fralda em muitos tamanhos diferentes, podendo vestir bebês com biotipos variados desde bem pequeninos até a idade do desfralde. Veja alguns exemplos de ajustes com a mesma fralda:

fraldadinhos-fraldas-de-pano-ecologicas-manual-virtual-ajustes-de-tamanho

Ajustes nas pernas e na cintura

 

Biotipos diferentes significa que bebês com o mesmo peso podem ter medidas diferentes. Essa variação faz toda diferença na hora de vestir a fralda, pois o ajuste nas pernas e na cintura precisa ser feito de acordo com as medidas de cada bebê. Para garantir que a fralda não fique folgada (e resulte em vazamentos) nem fique apertada (e marque o bebê), você deve procurar o melhor ajuste para o seu bebê testando as combinações de botões. Veja algumas possibilidades:

 

[Fotos dos ajustes, pernas]

 

[Fotos dos ajustes, cintura]

 

Ajuste nas pernas: Um bom ajuste nas pernas é aquele em que não sobra espaço entre a fralda e a perna do bebê, mas também não fica pressionando a pele.

 

Ajuste na cintura: Como geralmente as trocas são feitas com o bebê deitado, na cinstura é bom deixar a fralda um pouco folgada, com mais ou menos 2 dedos de espaço, para não apertar quando o bebê ficar sentado. Não se preocupe, se estiver bem ajustado nas pernas, a fralda não vai ficar caindo.

 

Observação: O ajuste de botões é bem mais simples do que parece. Na verdade, depois que você encontra a combinação inicial para o seu bebê, esse ajuste permanece o mesmo por um bom tempo, mudando lentamente ao longo dos meses, conforme o bebê vai crescendo.

 

Curiosidade: É normal que o bebê tenha a cintura mais larga no primeiro ano de vida e depois perca medida na cintura quando começa a andar. Por isso o ajuste na cintura tende a diminuir 1 ou 2 botões nessa fase.

 

Ajuste dos elásticos nas pernas (cavar a fralda)

   

Além de ajustar os botões nas pernas e na cintura, para a fralda não vazar, tem um detalhe muito importante. O elástico das pernas deve ficar voltado para dentro, encostando na virilha e não nas coxas do bebê. No jargão popular as mamães fraldeiras chamam esse ajuste de “cavar a fralda” e você pode ouvir falar bastante. Uma forma bem simples de cavar a fralda é, depois de vestir no bebê, passar o dedo entre a fralda e a perna, virando o elástico para dentro conforme vai passando de uma ponta a outra. Veja algumas fotos da fralda cavada:

 

[Foto da fralda cavada]

 

Ajuste para Recém Nascido

 

O ajuste no menor tamanho da fralda merece uma atenção especial. No ajuste RN a fralda fica com um tamanho muito menor do que o absorvente de tamanho normal, então para que a fralda não fique mal ajustada é preciso fazer uma dobra no absorvente. Veja como:

 

[Foto da fralda RN com abs normal]

 

Uma opção para simplificar o ajuste e diminuir o volume da fralda nessa fase, é utilizar o absorvente de tamanho RN, que tem o tamanho reduzido para caber na fralda e não ficar com sobras. Veja como fica:

 

[Foto da fralda RN com abs RN]

 

Observação: Mesmo depois que o bebê cresce, os absorventes de tamanho RN podem continuar sendo utilizados como reforço junto com o absorvente de tamanho normal.

 

Posicionamento do absorvente dentro da fralda

 

Outro detalhe importante para que a fralda funcione bem, é que depois de ajustada o absorvente não deve ficar encostando nas costuras que ficam nas extremidades da fralda. Isso é necessário porque, mesmo o tecido externo sendo impermeável, o xixi contido no absorvente pode infiltrar pelas costuras e acabar molhando a fralda por fora. Por isso ao colocar o absorvente sempre deixe um espaço para não encostar nas costuras. Veja como:

 

[Foto do abs afastado nas extremidades]

 

Quantidade de absorventes

 

Tempo entre trocas

 

Quando for apenas xixi, o ideal é que a fralda ecológica segure, em média, o mesmo tempo de uma fralda descartável, algo em torno de 3 a 4 horas. Em caso de cocô a troca deve ser feita na mesma hora. Para que a fralda aguente esse tempo, em cada fase do bebê é necessário ir mudando a combinação de absorventes.

 

Combinações de absorventes

 

Existem vários tipos de absorventes com diferentes capacidades de absorção. A seguir listamos algumas combinações dos nossos absorventes, em ordem crescente, para você ver como a capacidade de absorção pode ser aumentada conforme o bebê vai crescendo:

 

[Foto combinação de abs]

 

Quantidade por faixa de idade

 

1 absorvente: De 1 a 4 meses basta 1 absorvente (de tamanho normal ou RN) para segurar o xixi pelo tempo mínimo de 3 horas.

 

2 absorventes: Por volta dos 4 meses o fluxo de xixi do bebê já aumentou bastante e para manter esse mesmo tempo será necessário utilizar uma combinação de 2 absorventes.

 

Mais de 2 absorventes: Depois do primeiro ano o bebê já começa a fazer xixi em intervalos mais espaçados, por isso a quantidade necessária de absorventes não aumenta. Isso quer dizer que combinações de 2 absorventes geralmente são suficientes até o desfralde.

 

Quantidade para a noite

 

Para uso noturno, se você quiser que a fralda segure mais tempo, pode utilizar até 3 absorventes. Nesse caso dependendo do tamanho do bebê a fralda pode ficar muito volumosa, por isso é preciso avaliar bem. Tem muitas mães que preferem utilizar 2 absorventes e fazer a troca no meio da noite. 

 

Observação: As idades citadas acima são boas aproximações, mas sempre há excessões. Não é possível definir uma quantidade exata de absorventes para cada idade e situação, porque cada bebê é diferente. Na prática cada mãe pega o ritmo do seu bebê e vai utilizando a combinação de absorventes que mais atender a sua necessidade.

 

Hora da troca

 

Como saber se está na hora de trocar

 

A hora de fazer a troca é quando o absorvente já estiver cheio. Uma maneira bem simples de saber se o absorvente já está cheio é tocando com o dedo pela abertura do bolso, na parte de trás da fralda. Se o absorvente já estiver molhado próximo das bordas, está na hora de fazer a troca. Em caso de cocô a troca deve ser feita na mesma hora.

 

Como fazer a troca

 

A troca da fralda ecológica deve ser feita como se faz a troca da descartável. Depois de tirar a fralda suja, você deve fazer a higienização do bebê normalmente, para então colocar a fralda limpa. Uma dica é já deixar as fraldas limpas preparadas, com os absorventes inseridos e os botões das pernas ajustados, para na hora da troca apenas fechar os botões das abas (ajuste da cintura).

 

O que fazer com a fralda suja

 

Quando tem cocô: Se ficar cocô na fralda deve-se retirar o excesso logo depois da troca. Isso pode ser feito diretamente no vaso, utilizando um chuveirinho de banheiro ou uma escovinha separada para essa finalidade. Não recomendamos armazenar a fralda suja com cocô.

Quando é apenas xixi: Se for apenas xixi, a fralda pode ser lavada ou armazenada diretamente, sem necessidade de fazer uma limpeza prévia.

 

Observação: Antes da introdução alimentar o cocô do bebê é amarelado e pastoso, por isso geralmente é mais difícil de limpar. Depois da introdução alimentar o cocô tende a ficar mais duro e seco, sujando menos a fralda. Um opção para não sujar a fralda e facilitar a lavagem é utilizar o forrinho biodegradável.

 

Acumular para lavar

 

Você pode lavar a fralda suja logo depois de fazer a troca, mas o jeito mais prático de lavar é acumulando uma quantidade maior de fraldas sujas para lavar depois, seja manualmente ou com máquina de lavar. É mais ou menos a mesma lógica das roupas do dia a dia, que normalmente acumulamos para lavar depois e não a cada troca. Dessa forma economiza-se tempo, energia e água.

 

Como armazenar as fraldas sujas

 

Recomendamos utilizar recipientes fechados para armazenar as fraldas e absorventes sujos antes da lavagem. Isso evita que o cheiro de xixi, que fica principalmente nos absorventes, se espalhe para o ambiente. Uma dica é ter um recipiente para as fraldas e outro para os absorventes. Depois da troca você retira o(s) absorvente(s) de dentro da fralda e já armazena separadamente, cada um em seu recipiente. Isso facilita na hora da lavagem. Recomendamos um tempo máximo de armazenagem da fralda suja de 3 dias.


Hora da lavagem

 

Qual sabão usar

 

Recomendamos usar sabão líquido, pois o sabão em pó pode deixar resíduos nos tecidos. Pode ser o mesmo sabão que você já utiliza nas roupinhas do seu bebê. Talvez o mais importante aqui seja saber o que você não deve usar:

 

  • NÃO UTILIZE AMACIANTE

  • NÃO UTILIZE SABÃO EM BARRA

 

Amaciantes e sabão em barra podem deixar os tecidos, do forro da fralda e do absorvente, impermeáveis e assim causar vazamentos.

 

Quantidade de sabão

 

Não tem uma regra sobre a quantidade de sabão. Utilize o quanto for necessário para deixar as fraldas limpas e cheirosas, o importante é tirar todo o sabão depois da lavagem. Então recomendamos utilizar a mesma proporção de sabão que você utiliza para lavar as roupinhas do seu bebê, mas certifique-se de não ficar sabão nas fraldas e absorventes depois da lavagem.

 

Limite de temperatura

 

Fraldas: Recomenda-se no máximo 40ºC. Acima disso o calor pode danificar o tecido impermeável da fralda.

 

Absorventes: Podem ser lavados em temperaturas maiores, até 100ºC.

 

Lavagem em máquina

 

  1. Para maior eficiência o ideal é esperar acumular uma quantidade suficiente de fraldas sujas para encher a máquina.

  2. Utilize o modo “delicado” da sua máquina, ou equivalente. Isso aumenta a durabilidades das fraldas.

  3. Coloque as fraldas e absorventes sujos na máquina e faça um ciclo rápido apenas com água. Esse pré-enxague já retira a maior parte do xixi.

  4. Depois do pré-enxágue faça um ciclo normal (no modo “normal” ou sujeira leve) com sabão. Espere centrifugar e ponha para secar.

  5. Se mesmo depois da lavagem as fraldas e absorventes ainda estiver com manchas amarelas, não se preocupe, essas manchas saem com a secagem ao sol.

  6. Se não for possível secar ao sol, um dica é lavar com sabão de côco. Segundo o relato de muitas mamães, lavar com sabão de côco deixa as fraldas bem branquinhas novamente.

   

 

Lavagem manual

 

A lavagem manual não tem nenhum mistério. Lave as fraldas do mesmo jeito que você lavaria uma roupa delicada do seu bebê. As dicas sobre quantidade de sabão, o que não usar e como secar, também valem para a lavagem manual.

 

Como tirar manchas

 

Caso fique alguma mancha mais forte devido a um alimento de cor forte (açaí, por exemplo), esfregue a região da mancha com detergente neutro e uma escovinha de cerdas macias. Essa é uma lavagem manual, lave as fraldas do mesmo jeito que você lavaria uma roupa delicada do seu bebê.

 

Secagem em máquina

 

Com máquina que lava e seca, não ultrapasse o limite de 40ºC para as fraldas. O absorventes podem ser secados em temperaturas maiores.

 

Sem cheiro e sem mancha

 

O normal é que depois de lavadas e secas, as fraldas e os absorventes fiquem sem cheiro de xixi e sem manchas. Se as suas fraldas e absorventes começarem a ficar com cheiro e/ou manchas mesmo depois da lavagem, reveja como a lavagem está sendo feita e procure corrigir. Caso não resolva, veja a seção “solução de problemas”.

 

Pode passar a ferro?

 

As fraldas não podem ser passadas com ferro. Os absorvente podem, mas essa não é uma prática comum. 

 

Uso de pomadas

 

Quando usar pomadas

 

Primeiro é importante dizer que para bebês que usam fralda ecológica, o uso de pomada para assaduras é muito menor em comparação com bebês que usam fralda descartáveis. Isso acontece por 2 motivos.

 

Primeiro: Porque a fralda de pano não esquenta como a fralda descartável, ou seja, ela deixa o bebê mais arejado, com a pele mais fresquinha e assim o bumbum do bebê não fica abafado.

 

Segundo: Porque a fralda de pano não tem nenhuma química, o que fica em contato com a pele do bebê é apenas tecido mesmo, em contraste com a fralda descartável que tem muita química no gel absorvente utilizado.

 

Então por esses dois motivos, um bebê que usa fralda ecológica normalmente não sofre com assaduras e por isso quase não precisa usar pomadas, assim de forma frequente, no dia a dia. Mas tem algumas situações que podem deixar o cocô mais ácido e assim causar assaduras. E quais são essas situações? Podemos citar algumas como:

 

  • A introdução alimentar

  • O nascimento dos dentinhos

  • Ou quando o bebê toma vacina

 

Nessas situações geralmente o bebê fica mais enjoado, mais sensível e também pode ocorrer o surgimento assaduras, mesmo com a fralda de pano. E aí nesses casos não tem jeito, vai ser necessário utilizar alguma pomada, para tratar essas assaduras.

 

Qual pomada usar?

 

Quando a gente fala de pomada com a fralda ecológica, o cuidado que se deve ter é pra não deixar o forro da fralda impermeável, porque se o forro ficar impermeável então quando o bebê fizer xixi, o xixi não vai conseguir passar pro absorvente e aí vai ocorrer vazamento.

 

Mas aí você se pergunta: como assim? uma pomada pode deixar um tecido impermeável? Sim, isso é muito comum. Esse problema acontece com algumas pomadas que tem na sua composição uma substância chamada “Petrolato”.

 

O petrolato, de uma forma bem resumida, é uma óleo mineral derivado do petróleo, e por ter um custo muito baixo ele é muito utilizado nas indústrias de cosméticos e farmacêutica.

 

Quando você passa uma pomada que contém petrolato em um tecido, ele forma um filme que repele a água na área em que foi aplicado, criando uma barreira impermeável.

 

Foto do tecido impermeável devido a pomada

 

Para saber se uma pomada tem ou não petrolato você tem que verificar a composição na bula, ou nas informações do fabricante. A boa notícia é que existem várias pomadas de composição natural, que podem ser usadas com as fraldas ecológicas sem nenhum problema.

 

Para facilitar segue uma lista com algumas marcas de pomadas de composição natural, que sabemos sabe que funcionam bem e podem ser utilizadas:

 

  • Weleda

  • Pura chuva

  • Mustela

  • Souvie

  • Cativa

 

Observação: Se você passar uma pomada com petrolato, essa pomada não sai com facilidade, e aí por mais que não fique aparente, a fralda vai ficar impermeável e você não vai mais conseguir usar por causa de vazamentos. Nesse caso é possível recuperar a fralda, mas será necessário fazer uma lavagem especial para retirar os resíduos do tecido. Veja a seção de solução de problemas.


Absorvente fora do bolso da fralda

 

Os absorventes com toque seco podem ser utilizados fora do bolso da fralda normalmente, pois suas camadas externas são feitas com o mesmo tecido do forro da fralda.

 

Os absorventes de Melton (algodão) também podem ser utilizados fora do bolso da fralda, mas por terem toque molhado, podem causar desconforto o bebê.

 

Uso em praia ou piscina

 

Nossas fraldas ecológicas podem ser utilizadas na água sem nenhum problema, pois são super levinhas e secam rápido. Nesse caso apenas não coloque absorventes dentro da fralda, para não ficar "pesada" e atrapalhar os movimentos do bebê. 

 

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

Vazamentos

 

Ajuste mal feito

...

Absorvente cheio

...

Absorvente enrolado

...

Forro impermeável

...

Infiltração pela costura

...

 

Mau cheiro

 

...

 

Lavagem profunda

 

...

AJUDE A FICAR MAIS COMPLETO

 

 

Qualquer dúvida entre em contato

Avalie e indique para amigos o/

Sobre a loja

Marca brasileira com produção local, estampas autênticas e materiais exclusivos, feitos especialmente para os nossos produtos. Atendimento personalizado e conteúdo digital com dicas e instruções de uso, feito de mãe para mãe. Conta com a gente se você já tem um bumbum de pano ou se está começando agora :)

Pague com
  • PagHiper
  • Mercado Pago
Selos

FRALDADINHOS FRALDAS ECOLOGICAS LTDA - CNPJ: 35.403.803/0001-71 © Todos os direitos reservados. 2020

Acompanhe a Fraldadinhos no Insta :)