Em Maio de 2025, anunciamos em nosso Instagram que a empresa estava fechando. Em resumo, após 5 anos no mercado e um rápido crescimento nos primeiros anos, a empresa se deparava com a ameaça de uma grave crise financeira. Essa crise era modulada por dois fatores:
Primeiro, uma redução drástica nas vendas. Segundo, um custo operacional muito alto, ancorado em altos custos de matérias primas exclusivas, com grandes quantidades mínimas de compra. A projeção de baixas vendas e altos custos apontava para grandes prejuízos nos meses seguintes.
Somando-se a isso, nos veio um cansaço mental do trabalho de criar conteúdo, aparecer em câmeras e ter que usar nossa vida pessoal como ferramenta de trabalho. A perspectiva de ter um negócio que dependesse dessa exposição para se manter de pé, também pesou muito em nossa decisão de parar.
Após o anúncio do encerramento recebemos, literalmente, milhares de pedidos pelo retorno da marca, pois, nas palavras de muitos dos nossos clientes, não há produtos equivalentes no mercado. Passadas várias semanas, analisamos com calma o cenário e concluímos que realmente não podemos voltar com a empresa nas mesmas condições de antes, mas que ainda há clientes e viabilidade produtiva para uma pequena parte do que fazíamos antes.
Então, ao invés de parar completamente, decidimos seguir com a empresa, mas com uma operação muito menor e duas mudanças importantes:
1) A produção de fraldas foi interrompida por tempo indeterminado. Essa decisão foi mantida, pois grande parte dos custos de materiais que ancoram o capital de giro da empresa em altos valores está vinculada à produção de fraldas, que também precisa de várias matérias primas importadas com grandes tempos de entrega e atrasos recorrentes. O resultado é uma cadeia produtiva muito complexa, que gera grande defasagem em nosso fluxo de caixa e, além disso, é muito sensível a flutuações cambiais e de taxas de importação, que em 2025 passaram a ser completamente instáveis e imprevisíveis. Não há previsão de retorno.
2) A comunicação da empresa será mais impessoal. Para cuidar da nossa saúde mental e por a empresa em um caminho em que possa caminhar sozinha, decidimos desvincular a imagem da marca da nossa vida pessoal. Decidimos não criar mais conteúdo nem fazer divulgações no Instagram por um tempo, até que possamos encontrar uma nova forma de tocar as redes sociais da empresa, de uma maneira mais impessoal e independente. Até lá, nosso site seguirá como nosso canal de comunicação principal.
Seguiremos produzindo absorventes da linha SperABS, o Liner biodegradável e alguns outros produtos secundários da marca. Todos estes produtos possuem cadeia produtiva mais simples e 100% nacional, nos permitindo manter uma operação muito menor, mas ainda atendendo a quem busca usar fraldas ecológicas com produtos de alta qualidade.
A Fraldadinhos é uma marca brasileira de fraldas ecológicas com produção local, estampas exclusivas e materiais inovadores, desenvolvidos especialmente para o conforto do seu bebê. Atendimento humanizado antes e depois da venda, além de muito conteúdo para você aprender e tirar suas dúvidas em nossas redes sociais. Conta com a gente se você já tem um bumbum de pano ou se está começando agora :)
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade